Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Uruguai 1 X 0 Brasil




O governo do presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, promoveu ao longo do mês de abril, uma série de debates sobre a regulação do plantio e da venda de maconha sob controle das autoridades públicas. Para o secretário da Presidência da República, Diego Canepa, é fundamental diferenciar as medidas de regulação e a legalização da maconha. "A grande diferença é que a partir deste projeto de lei não pode plantar ou vender maconha sem o controle rigoroso do Estado", ressaltou.
Canepa acrescentou que a disposição do governo é manter a proposta de adotar medidas para a regulação do plantio e venda da maconha no país. A proposta foi apresentada na Comissão de Entorpecentes, em Viena, na Áustria. Segundo ele, a intenção do governo é buscar mecanismos de regulação e controle como ocorreram com o cigarro e o álcool.
O secretário disse que a proposta envolve uma discussão ampla, árdua e complexa. "Em todos os momentos será transmitido à população o ponto de vista político, o debate será profundo", destacou. "O objetivo é tentar, da melhor forma possível, tratar os vícios que existem no nosso país em busca de novas políticas para suplantar as medidas que não funcionaram", disse.


Fonte: noticias.uol.com.br 



O presidente admite, porém, que sua proposta gera resistências na sociedade uruguaia.
"O Uruguai é um país pacato, de velhos. É um país cuja maioria somos velhos e de tendência conservadora...", diz. Para ele, quando se fala em regularização da maconha as pessoas reagem "como se fosse uma coisa do diabo".
"É um exagero. Na realidade, a maconha foi usada no descobrimento da América. A maconha era usada para fazer as velas e para fazer a estopa para tapar buracos nos barcos. Ela acompanhou toda a epopeia no Novo Mundo. Merece que a tratemos com mais respeito e que a conheçamos muito mais", diz.
"Estamos lutando contra o preconceito", afirma.
Legisladores opositores expressaram seu rechaço à iniciativa do governo, que pode ser aprovada somente com os votos da Frente Ampla, a coalizão governista, já que esta tem maioria parlamentar.
Hoje a lei uruguaia permite o consumo de maconha, mas proíbe sua comercialização.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: