Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

Restinga: Lugar que escolhi para viver.


                                                                           



          A comunidade do Bairro Restinga, em Porto Alegre, realizou de de 15 à 24 de novembro de 2013 a 39ª Semana da Restinga. Com o tema "Restinga: Lugar que escolhi para viver", a programação foi composta por uma série de atividades na Esplanada, no entorno e espaços públicos da região. A Semana da Restinga integra o calendário oficial de Porto Alegre. O evento, que acontece desde 1975, conta com a participação de toda a comunidade e apoiadores.
          O bairro está localizado na zona sul da capital gaúcha e ocupa frequentemente os noticiarios regionais com episódios associados à criminalidade, sendo considerado por muitos, um lugar perigoso de se frequentar. Ora, como morador de um bairro vizinho à Restinga, tenho que discordar veementemente dessa preconceituosa afirmação, pois costumo transitar frequentemente pelo local, efetuando compras e intercâmbio cultural. Tráfico de drogas, roubos e homicídios, ocorrem diariamente em quase todos os bairros porto-alegrenses, em alguns casos, com uma frequência até maior, no entanto, a mídia elegeu a Restinga como reduto máximo da bandidagem e passarela de bala perdida.
          É óbvio, para qualquer imparcial observador ou frequentador das periferias, que existem em todas elas as chamadas zonas críticas, dominadas pelo tráfico, e se tentarmos transitar despreocupadamente nesses micro-reinos do perigo, surpresas desagradáveis podem-nos cruzar à frente. Assim sendo, feita a devida ressalva, afirmo em alto e bom tom que o bairro em questão é sim, um belo lugar pra se viver e conhecer, habitado por gente trabalhadora e criativa, que pega no pesado. A Restinga transpira arte e cultura por todos os cantos. Não esqueçamos que a comunidade possui uma Escola de Samba multi-campeã do carnaval porto-alegrense, a Estado Maior da Restinga. A expressividade artístico-cultural do local, no entanto, não se restringe à folia de momo, paixão nacional, mas estende-se aos diversos níveis de criação e abrangência, com particular predominância da musicalidade.
          Aproveitando a recente realização da tradicional semana cultural do bairro, apresento à seguir, fatos e fotos que certamente não serão apresentados nos principais veículos de comunicação do Estado. Conheça aqui, um pouco do multicolorido universo da Restinga.

                                                                             
                                    
                                  Integração racial: Mestre Cica de Òyó,representante
                                          da cultura africana em Porto Alegre, sobe ao   tatâmi
                                          para prosa com alunos deTAE KWON DO.

                                        
                                         O encontro ocorreu na na sede da entidade assistencial
                                         A.A. ROMA, integrando a Semana da Restinga à Semana
                                         da Consciência Negra.



                                         Escultura em gesso da artista plástica Anna Maack, que
                                         expõe suas obras no recém inaugurado espaço cultural
                                         do "Parada 10" (restaurante).



                                                                   Anna Maack


                                          No local também ocorreu um animado Sarau Poético
                                  com poetas da comunidade.


                                        

Nenhum comentário: