Páginas

domingo, 15 de junho de 2014

Dunga - Postagem Copa do Mundo.



 

(Trecho de entrevista concedida ao jornal Diário Gaúcho, em 27/05/2014)
 
Diário Gaúcho – A lista de Felipão mostra acertos da convocação de 2010?
Dunga –
Não é questão de acerto. Independentemente do nome que as pessoas querem ou não, o técnico tem que ver o rendimento. Com o rendimento, tu comparas. Uma coisa que as pessoas falam é “privilegiar a família”. Não, tu tens que ver o cara que joga. Quando vejo dois caras em condições iguais, levo o que menos me incomoda. É interessante. As pessoas queriam A, B ou C. Hoje, são os mesmos, e elas não os querem.
DG – O fato de a lista não ter sido contestada é sinal de que há falta de craques?
Dunga –
Jogador de destaque, de nome, não temos. Interessante é que, se comparar, quando convoquei, era a Seleção de estrangeiros. Hoje, tem muito mais estrangeiros do que na minha época e está tudo certo. Nas grandes Capitais não há polêmica, estão todos contentes. Encaminha-se para caminho justo, sem polêmica.
DG – O que faltou ou o que você mudaria naquele jogo contra a Holanda?
Dunga –
O futebol é jogo de erros e acertos. Você é penalizado. A gente não se preocupou com o juiz. Isso coloco como falha minha. Para ganhar a Copa, é preciso estudar o juiz. Ver o que permite ou não. Colocaram um japonês. São detalhes. A gente tem a mania de que o juiz interfere quando dá pênalti no jogo. Mas ele vai te massacrando, te picando, não deixando teu time rodar. Gostaria que as pessoas revissem esse jogo, olhassem o comportamento do juiz e ver quanto interferiu. E mandassem os comentários para vocês.
DG – Quem são os grandes inimigos do Brasil nesta Copa?
Dunga –
A Argentina é mais compacta do que suas equipes anteriores. Há seleções que surpreenderão. Como a Colômbia, a Bélgica. Além, das clássicas, como a Itália.
DG – Tem algum nome que você incluiria na lista de Felipão? A seleção carece de alguém com mais experiência?
Dunga –
Isso depende do ponto de vista do treinador. Como o Felipão confia, conhece mais de perto. Para quem está de longe, serviria um ou outro mais experiente, para caso um dos convocados não dê certo.
DG – A pressão de jogar em casa será um adversário?
Dunga –
Acho que não. Se viu isso na Copa das Confederações. Mostrou que isso será um ponto positivo, a favor do Brasil.
DG – O Brasil e Porto Alegre estão preparados para a Copa?
Dunga –
Nosso país tem algumas dificuldades. Não estamos preparados para o dia a dia. Ficamos tapando os buracos. Se comentava a mesma coisa da África do Sul, e a Copa saiu. Mas por que a Copa sairá? Porque quem vem são os estrangeiros. Quem compra viagem e ingresso caro, não vem aqui para criticar. Temos que parar com essa demagogia de que agora todo mundo é contra a Copa.  Sabemos que a educação não é pela Copa. Todas as eleições ouvimos isso e não melhora. Então, se fala aquilo que o povo quer ouvir. O que nós temos de cobrar é de que forma foi gasto o dinheiro. E, mais uma vez, vou falar o que as pessoas não querem ouvir. É questão política. Temos de cobrar os responsáveis. A eleição é o grande momento de manifestação. Não adianta quebrar tudo, sair na rua gritando.

Fonte: diariogaucho.clicrbs.com.br

Paz!