Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ano de Ogum



Na mitologia yorubá, orixás  são ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de força da natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúme, demonstram vaidade, orgulho. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários. Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, cada orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros. Para manterem os seus orixás vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.

Fonte: Wikipédia

 


O ano de 2015, para os adeptos e simpatizantes das crenças de matriz africana, estará intimamente associado à figura do orixá Ogum (São Jorge conforme o sincretismo), guerreiro de grande força, vontade inabalável e destruidor de inimigos. Segundo as previsões, será um ano para colher resultados de todos os nossos esforços e batalhas em 2014.
Crenças e convicções religiosas à parte, faço dessa última postagem do ano um convite à tolerância, fé e paciência para superarmos os vários obstáculos erguidos pela má vontade humana. Que a justiça, acima de tudo ela, saia vencedora em todas as batalhas.

                                                   Cesar

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Papai Noel, grande impostor




          A teologia cristã sugere que o Anticristo será capaz de operar milagres falsificados, se opõe a Cristo, e substituir-se- á no lugar de Cristo. O Anticristo está aqui, e seu nome é Papai Noel.
         Sim, você leu corretamente. Eu acredito que o Papai Noel é o Anticristo. Papai Noel já tem uma base bem estabelecida, que se opõe e atua como um substituto para o cristianismo. Na verdade,  o "bom velinho" ofusca Jesus em todas as formas possíveis, e no seu aniversário não menos.
       Papai Noel é o centro das atenções da mídia na época do Natal, porque, por comparação, a programação sobre Jesus não é cativante. Sim, a natividade é doce, mas o enredo é bastante rígido e o tema não inspira interesse. Da mesma forma, a natividade é desprovida de oportunidades para jingles cativantes, efeitos especiais e apelo comercial.
        É fácil ver como Papai Noel foi posicionado como o novo Deus. Ele é um homem maior que a vida, alegre, com poderes sobre-humanos que vive em um reino mágico. Com a ajuda de suas renas e  seus amigos elfos, ele faz e distribui brinquedos para todas as crianças bem comportadas do mundo, punindo os mal comportados apenas com um pedaço de carvão.
      Por outro lado, enquanto Jesus é o Filho de Deus e Salvador do homem, a sua imagem pública mais forte é como um homem que está sendo torturado até a morte.
      Papai Noel é o Anticristo perfeito, realmente. É quase universalmente impopular  odiá-lo e ele incentiva as pessoas a esquecerem ou ignorarem os ensinamentos de Jesus.



O Senhor Jesus convida e incentiva as crianças a virem a ele. Os anos mais jovens são, de longe, os mais espiritualmente fecundos no ciclo de vida de um indivíduo.


 "E trouxeram-lhe também as crianças, para que as tocasse; mas os discípulos, vendo isso, os repreendiam.
  Mas Jesus, chamando-as para si, disse: Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.
  Em verdade eu vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele."     
                                                                 Lucas 18: 15-17



         
           Admito, não fui eu quem escrevi o texto acima, no entanto  assino em baixo e dedico a todos os leitores do blog, desejando-lhes bastante paz, saúde e realizações em 2015. 
      Reverências sinceras ao Rei Jesus e a Ele, somente à Ele, sejam dadas as devidas glórias do natal.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Existe um reino

              Existe um reino que aparentemente pode parecer um conto de fadas. Um reino que até parece coisa de outro planeta. Um reino em que somente entramos quando acreditamos. Lá existe a perfeição que vocês sempre buscaram toda vez que o mundo lhes decepcionou. Por mais que de mim zombem ou me repreendam, é nele que eu quero estar.
             Procurem o reino, pois ele não fica longe se o procurarmos com o pensamento. Situa-se a infinitos quilômetros  do caos e da desordem, e a milímetros dos brandos e pacíficos. A música e a poesia são brechas do que virá um dia. Animem-se e não fiquem tão tristes, pois esse Reino de fato existe.
          Não tentem me convencer a aceitar os dias que passam como se fossem a única realidade possível. A paz do céu estará aqui e isso me motiva a lutar em favor do Reino, mesmo com minhas limitações, até que um dia possa entoar com meus irmãos uma canção composta na corte do Reino de Deus. Se ainda me restar alguma lágrima, eu certamente chorarei de alegria, porque, vejam só, as primeiras coisas já terão passado.

                                                           Cesar