Páginas

segunda-feira, 19 de junho de 2017

A Noite de Shiva


Mahashivaratri ou a "A Noite de Shiva", é celebrado com devoção e fervor religioso, em honra do Deus Shiva, um dos deuses da trindade hindu. Esse auspicioso festival acontece na 13ª. ou na 14ª. noite de lua nova durante Krishna Paksha (quinzena escura, sem luar) do mês hindu  Phalgun, correspondendo ao mês de fevereiro ou março do nosso calendário. Shivaratri Festival é celebrado numa noite sem luar (escura). Os devotos ao comemorar o Mahashivaratri, passam toda a noite e todo o dia realizando rituais de culto ao Shivaliga para aquietar o Deus Shiva.
Lendas do Mahashivaratri
Existem várias lendas interessantes relacionadas ao Mahashivaratri. Segundo uma das mais populares, o Shivaratri marca o dia do casamento do Deus Shiva e com Parvati e, nessa noite auspiciosa, Shiva realizava o “Tandava”, a dança da  criação, da preservação e da destruição. Outra lenda popular, descrita no Linga Purana, afirma que no  Shivaratri o Deus Shiva manifesta-se na forma de Linga. Por isso, esse dia é considerado um dia extremamente auspicioso e, os devotos de Shiva gostam de festejá-lo no Mahashivaratri - a grande noite de Shiva.
Tradições  do Shivaratri
Várias tradições e costumes relacionados com o Mahashivaratri são seguidos pelos devotos do Senhor Shiva. Os devotos nesse dia, fazem uma dieta de frutas e leite e alguns não consomem sequer uma gota de água, estão firmemente convencidos de que um culto sincero ao Deus Shiva no auspicioso dia de Shivaratri, isenta a pessoa dos pecados e liberta-a do ciclo de nascimento e morte. O Shivaratri é considerado particularmente auspicioso para as mulheres: enquanto as mulheres casadas rezam para o bem-estar de seus maridos, as mulheres solteiras rezam por um marido como o Deus Shiva, considerado como o marido ideal. As mulheres oram a deusa Parvati, também chamada de “Gauri”, a doadora de suhag, vida longa para os maridos. 
Para o Festival do Mahashivratri, os devotos despertam cedo e tomam banho, de preferência no rio Ganges, oferecem orações ao Deus Sol, Vishnu e Shiva como parte do ritual de purificação. Vestindo roupas limpas, vão visitar o templo de Shiva e lá, banham o Shivalinga com leite, mel,  água, etc. No Shivaratri, a adoração ao Deus Shiva acontece durante a noite toda e todo o dia. Os devotos passam a noite em claro, em vigília nos templos, cantando mantras e canções devocionais em louvor do Deus Shiva e só se alimentam na manhã seguinte, quando recebem a “prasad” que é oferecida à divindade.

Fonte: meetaravindra.com

Nenhum comentário: